FUTEBOL DE RUA

sábado, 23 de abril de 2011

O FUTEBOL DE RUA E O FORMAÇÃO

Desde 2003 o Instituto Formação desenvolve ações de qualificação de jovens em arte, comunicação e esportes educativos.
DSC01145DSC_0484As primeiras ações, ainda em 2003, foram voltadas para a realização de oficinas diversas em modalidades de futebol, futsal e voleibol, com o objetivo de mapeamento de interesses e demandas dos jovens e mapeamento de organizações juvenis que se dedicavam a praticar esportes bem como de espaços existentes em dez cidades da Baixada Maranhense para essas práticas.

Por meio do CIP Jovem Cidadão (projeto coordenado pelo Instituto Formação de 2003 a 2008 e que gerou outros projetos em desenvolvimento a partir de 2009) e do apoio da Fundação Kellogg, estabelecemos uma série de parcerias com outras organizações brasileiras e argentinas, entre elas, o CEDES e Defensores Del Chaco. Na programação definida com o CEDES estava proposto a implantação de núcleos de lazer que vinham em direção do que o Formação também

pretendia para cada cidade onde atuava. Ainda em 2005, aprofundamos o diálogo com o CEDES e recebemos o primeiro contato para intercâmbio com Defensores Del Chaco, que realizava na Argentina ações similares ao que o Instituto Formação realizava na área dos esportes, sendo que lá, eles estavam experimentando a metodologia do futebol de rua e nós estávamos com uma ação nas diferentes modalidades de esportes e lazer. A convite, inicialmente do CEDES e apoiado pela Fundação Kellogg, o Formação considerou importante participar do I Festival Sulamericano de Futebol de Rua, coordenado na Argentina pela organização Defensores Del Chaco.
IMG_0115IMG_0199O Festival aconteceu de 20 a 28 de novembro de 2005. Na oportunidade, enviamos para esse evento uma delegação constituída por seis jovens e dois profissionais.
Ao retornar a equipe da Argentina, passamos a aprofundar o conteúdo na modalidade de futebol de rua, mas não abandonamos as outras modalidades de esportes (voleibol, handebol, futsal) e, inclusive esportes ecológicos, dado que a organização tem um forte trabalho na área ambiental e da agroecologia.
IMG_0124Ainda em 2006 participamos ativamente de discussões sobre a política brasileira de esportes através da nossa participação nas conferências de esportes (na Baixada Maranhense, em São Luís e em Brasília).
DSC_0586Nesse mesmo ano, no mês de abril, participamos da reunião de articulação da Rede Sulamericana, realizada em São Paulo, para preparação da participação das delegações no mundial da Alemanha.
Para o I FFH 2006 enviamos uma delegação constituída por quatro jovens e dois profissionais.
Em 2007 (julho) iniciamos a mobilização da Rede Nordeste de Futebol de Rua, com um primeiro encontro realizado em Recife, sob a coordenação do Instituto Formação. Nesse mesmo ano (setembro) realizamos em Penalva, o I Festival Nordeste de Futebol de Rua, quando recebemos a visita de dois profissionais da organização argentina, Defensores Del Chaco.
Para o II Festival Sulamericano de Futebol de Rua (2007) enviamos uma delegação para o Paraguay, constituída por oito jovens e três profissionais.
IMG_01362008 foi o ano em que realizamos o I Festival Maranhense de Futebol de Rua. Ainda nesse ano  continuamos articulando com o Eprocad (julho-agosto, em São Paulo) e com a Rede Nordeste (outubro a novembro, em Fortaleza).
Enviamos em 2008, uma delegação de 11 jovens de diferentes organizações do Nordeste e dois profissionais do Formação Para o III Festival Sulamericano de Futebol de Rua realizado em Santiago.
Em 2009, participamos de encontro de coordenadores, no Uruguay. Também estivemos presentes no Fórum  sobre Futebol de Rua e Pré-Festival For Hope, na África do Sul. Realizamos ainda, em Parnaíba – PI, o  II Festival Nordeste de Futebol de Rua e, em São Bento-MA, o II Festival Maranhense de Futebol de Rua.
DSC072022010 –II Mundial de Futebol de Rua (África do Sul), Intercâmbio ASA, III Festival Maranhense de Futebol de Rua (São Luis)
2010 foi um ano com intensas atividades, em que participamos de um conjunto de ações relacionadas com o futebol de rua: intercâmbio ASA – – Futebol e Aprendizagem Global (Alemanha), com uma jovem do Instituto Formação, realizando intercâmbio na Alemanha, numa parceria com Kickfair; projeto Syiakhona, com jovens da Baixada participando de concurso de fotografias – por esse projeto dois jovens envolvidos em projetos do instituto Formação participaram de oficinas de fotografia e edição de vídeos – Cooperação Internacional de Aprendizagem Global, em Ruanda; participação da delegação do Instituto Formação e de outras organizações da Rede Nordeste do II FFH 2010, na África do Sul.
DSC_0648Nessa área que abrange o futebol de rua, o Instituto Formação tem contado com apoio de organizações, empresas e instituições como: Fundação Kellogg, Fifa, Unicef, Alumar, Fundação Banco do Brasil.
Mas essa é apenas uma ação do Instituto Formação, que tem no seu horizonte o desenvolvimento das pessoas e dos locais onde vivem, por isso mesmo, aposta na integração de ações e na escala das mesmas.
Para 2011, doze anos após ter sido criada, tem como foco o aprofundamento das metodologias da mediação e da ação intergeracional, apostando na inserção cada vez maior de jovens  como mediadores com metodologias inclusivas e com públicos de diferentes gerações.


fonte: futebolderua.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.