FUTEBOL DE RUA

quarta-feira, 2 de março de 2011

METODOLOGIA DO FUTEBOL DE RUA


A metodologia do futebol de rua consiste na utilização do esporte como ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento social dos sujeitos que se envolvem com esta atividade.
O Futebol de rua tem como características principais: a realização de três tempos de jogo; ausência de árbitro (os próprios jogadores regulam o respeito às regras estabelecidas); as equipes de jogadores são mistas, homens e mulheres jogam ao mesmo tempo; os espaços de realização dos jogos são variados: em campos, ruas, quadras, respeitando o contexto local; se somam pontos, além dos gols, com jogo limpo.
Durante a realização dos três tempos, desenvolve-se uma prática pedagógica e democrática. No primeiro tempo, realiza-se a discussão e estabelecimento das regras; no segundo, realiza-se o jogo propriamente dito e no terceiro tempo ocorre uma reflexão coletiva dos jogadores sobre as regras estabelecidas no primeiro tempo, sobre condutas adotadas durante a prática e a construção de posturas éticas frente aos acordos (regras) estabelecidos coletivamente.
Este processo de trabalho permite desenvolver uma metodologia abrangente que fomenta uma cultura de valores éticos, desde a prática de normas de convivência à resolução de conflitos; recupera a essência real do futebol como jogo alegre e solidário, atribuindo maior importância à participação em lugar da competição; cria espaços de mobilização, integração, decisão nos quais se favorece a autonomia dos sujeitos, em lugar de sua subordinação a regras arbitrárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.