FUTEBOL DE RUA

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Festivais mostram a potência do Futebol de Rua em vários níveis


Festivais Nordeste
O Movimento de Esporte Educativo, iniciado em 2005, na Baixada Maranhense foi o embrião da Rede Nordeste de Futebol de Rua, que teve sua gênese, a partir do I Festival Nordeste de Futebol de Rua, que aconteceu em São Luis, entre os dias 20 e 23 de setembro de 2007. Participaram 17 organizações, sendo 11 do Maranhão, 4 dos estados do Piauí, Paraíba, Pernambuco e Ceará, 2 representantes da Fundação Eprocad – Santana do Parnaíba – SP e 1 representante da Fundação Defensores Del Chaco, da Argentina, totalizando em torno de 150 participantes entre jovens, professores e coordenadores.
O objetivo principal do Festival foi fortalecer vínculos de cooperação entre organizações através do esporte educativo, especialmente o futebol de rua, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios com ações focadas na juventude, através da articulação em redes, em níveis local e regional e que se integram à Rede Sulamericana de Futebol de Rua. Outro objetivo estratégico do festival foi avaliar e socializar o desenvolvimento do Projeto Futebol de Rua em Redes apoiado pelo Movimento Football for Hope – FIFA / Streetfootballworld.

O evento promoveu os seguintes resultados:
- sensibilização para o fortalecimento do trabalho em redes e para construção da Rede Nordeste por meio de oficinas de integração e sistema de disputa no qual as equipes se misturavam;
- socialização e discussão da metodologia de futebol de rua, através de oficinas e jornada de jogos;
- articulação da Rede Nordeste de Futebol de Rua com planejamento de agenda para intercâmbio com os projetos/instituições presentes entre elas: Aliança MANDU (Piauí), SERTA (Pernambuco), ATORES (Paraíba) e DESENVOLVER (Ceará);
- proposta de apresentação destas organizações à Rede Sulamericana no II Encontro Sulamericano.
Foram quatro dias muito intensos de discussões coletivas, jornadas de jogos, apresentações culturais, intercâmbios e feira produtiva com artesanato, produtos da agroindústria (doces, compotas, etc.), camisetas, etc. Todos consideraram um momento de grande importância para o fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos em cada instituição e, conseqüentemente, para a Rede Sulamericana, assim como também um início coerente para a Rede Nordeste de Futebol de Rua.

Em 2009, portanto, dois anos após a constituição da Rede Nordeste, aconteceu o II Festival Nordeste de Futebol de Rua, na cidade de Parnaíba-Pi, entre os dias 23 a 26 de julho, reunindo ATORES (Paraíba), SERTA (Pernambuco) FORMAÇÃO (Maranhão), ALIANÇA MANDU (Piauí) DESENVOLVER (Ceará). Em torno de 200 participantes entre as organizações da Rede Nordeste e os representantes de outros municípios do Piauí: Cajueiro da Praia, Luiz Corrêa, Parnaíba, movimentaram o evento, realizando mesas-redondas, debates e jornada de jogos, compartilhando idéias e práticas de trabalho de expansão do esporte educativo e de articulação com o poder público, em busca de suporte para a inserção dessas práticas no calendário esportivo das cidades e também no âmbito das escolas e outros espaços comunitários.
O objetivo de fortalecer vínculos de cooperação entre organizações por meio do esporte educativo, em especial, o futebol de rua, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios com ações focadas na juventude tem se materializado, tanto mediante a realização dos festivais, como na concretização do programa de cada organização em seu território, potencializando a REDE NORDESTE DE FUTEBOL DE RUA.

A constituição de um diretório de coordenação da Rede Nordeste, composto por dois representantes de cada organização, garantirá o acompanhamento das ações, permitindo manter a rede sempre informada e com possibilidades de troca e intercâmbio entre educadores e jovens.
Festivais Maranhenses
O I Festival Maranhense de Futebol de Rua foi realizado em Penalva-Ma, entre os dias 13 a 15 de junho de 2008. Esse evento foi o marco para a articulação de projetos / instituições de referência no Estado do Maranhão, para a consolidação de ações de difusão da metodologia do Futebol de Rua, sob a coordenação do Formação, membro da Rede Sulamaericana .
Durante o I Festival Maranhense participaram representantes de organizações do Maranhão e convidados da Rede Nordeste e Rede Sulamericana. Participaram também 11 grupos dos municípios de Arari, Cajari, Penalva, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente Ferrer, São Bento, Palmeirândia, Santa Inês e Belágua.
Um dos objetivos estratégicos do festival foi, principalmente, avaliar e socializar o desenvolvimento do Projeto Futebol de Rua em Redes apoiado pelo Movimento Football for Hope – FIFA – Streetfootballworld.
II FESTIVAL MARANHENSE

O II Festival Maranhense de Futebol de Rua foi realizado no período de 16 a 20 de setembro, no município de São Bento e nos seus povoados, oportunizando um período preparatório e de mobilização de crianças e jovens que participaram das vivências do programa de trabalho dos monitores e mediadores do Projeto - Futebol de Rua, articulando redes de cidadania no Nordeste Brasileiro, projeto que recebeu o apoio da FIFA, desde 2007.
Os objetivos do festival foram: Disseminar o trabalho com a metodologia do Futebol de Rua; Promover o intercâmbio entre os grupos que desenvolvem o trabalho com o esporte educativo nas cidades da baixada maranhense; Sensibilizar o poder público e os gestores escolares para importância desta prática nos espaços formais e informais do município.

FONTE: www.futebolderua.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.